Ética, Compliance, Privacidade

“Para nós estes compromissos são ​ a base do nosso código de conduta, ​ são inegociáveis e constituem os​ nosso pilares para todas as nossas​ ações e reputação.”

Na ENGIE, acreditamos que a ​integridade e a responsabilidade são ​os pilares que sustentam todas as ​nossas ações. Comprometemo-nos a ​agir com honestidade, ética e ​transparência, rejeitando todas as​ formas de corrupção e fraude. ​Respeitamos os direitos humanos e ​as leis e regulamentos em vigor, bem​ como as nossas políticas sociais e ​ambientais. Estes compromissos são​ inegociáveis e refletem a nossa ​dedicação em criar um impacto ​positivo na sociedade e no ambiente.

Como atuamos?

Código de Conduta de Ética

Consulte o nosso Código de Conduta de ética aqui

Para que todos possam adotar esse código de conduta ética e implementá-lo, foram identificadas quatro prioridades de ação.

  1. Comprometer-se em todos os níveis

    O compromisso ético e a exemplaridade da ENGIE dizem respeito a todos os colaboradores, sem exceção. Os diretores e gerentes   têm um papel fundamental a desempenhar, através da sua própria conduta e garantindo que as suas equipes respeitem o código de   conduta ética da ENGIE. 

  2. Informar-se, treinar e prevenir
    Para combater a corrupção, todos os colaboradores, especialmente os mais expostos a esse risco, devem ser sensibilizados e formados na política global de “dever de vigilância” (conhecimento e avaliação de terceiros) para prevenir situações antiéticas.Toda contratação de um consultor comercial, prestador de serviços e fornecedor é estritamente regulamentada e deve ser verificada previamente.
     
  3. Denunciar e receber acompanhamento
    Qualquer colaborador que se encontre em uma situação antiética não deve ficar isolado e deve relatar isso à sua gerência. Na impossibilidade de recorrer à gerência ou ao Ethics & Compliance Officer da entidade, é disponibilizado ao Grupo um sistema de denúncias.

  4. Aplicar medidas disciplinares
    A tolerância zero que estabelecemos exige que qualquer violação dos princípios do nosso código de conduta ética esteja sujeita a medidas disciplinares. Ela será aplicada pelo gerente ou pela entidade do colaborador envolvido. Todos os atos de corrupção serão sancionados com demissão. 

Como parte do desejo contínuo do Grupo de fortalecer os seus compromissos em termos éticos e oferecer ferramentas de fácil acesso a todos para relatar uma situação inadequada ou que não esteja em conformidade com os nossos princípios ou leis e regulamentos aplicáveis, a ENGIE disponibiliza um sistema de denúncias para os seus funcionários e todos os seus stakeholders (fornecedores, subempreiteiros, sindicatos, comunidades, ONGs etc), que sejam vítimas ou testemunhas de um incidente.  

Este sistema complementa os canais existentes e reforça a abordagem de Ética, Compliance e Privacidade do Grupo. Ele oferece a qualquer pessoa uma maneira fácil, confidencial e anónima, de reportar o que não está bem. 

O alerta deve ser feito de boa-fé, sem qualquer malícia. 

O alerta abrange qualquer incidente grave de que o denunciante tenha conhecimento pessoal. 

 

Como funciona? 

 O denunciante relata um incidente, de forma anónima ou não, por telefone ou e-mail, ao prestador de serviços externo. 

Por telefone: As chamadas serão atendidas nos seguintes idiomas: francês, inglês, espanhol e português, pelo prestador de serviços que tomará nota das informações fornecidas (para uma denúncia em outro idioma, recomenda-se inserir o e-mail, a mensagem será então traduzida). 

Um número de arquivo é fornecido para garantir o acompanhamento do relatório. 

A denúncia é transmitida anonimamente aos serviços da ENGIE para processamento. 

Por e-mail: Os relatórios devem ser escritos preferencialmente em inglês, francês, espanhol ou português, e qualquer relatório escrito em outro idioma pode ser traduzido. 

 

Como faço para denunciar um alerta? 

 É possível fazer um relatório a qualquer momento, 24 horas por dia, em 4 idiomas (francês, inglês, espanhol ou português). 

Um único endereço de e-mail para todo o Grupo: ethics@engie.com 

O denunciante pode fazer a denúncia em inglês, francês, espanhol ou português. Mensagens escritas noutros idiomas podem ser traduzidas. 

Uma linha telefónica gratuita para grupos: 

 Ligação Gratuita: 00 800 2348 2348 

 Para a lista dos seguintes países: França | Portugal | Bélgica | Países Baixos | Alemanha | Roménia | Itália | Brasil | Brasil | Espanha | Austrália | Suíça | Canadá | Singapura | Tailândia | Áustria | Polónia |Hungria | Eslováquia | República Tcheca | Mónaco | Noruega | Argentina | G. D. Luxemburgo | Portugal | Paquistão | Grécia | Filipinas | África do Sul | China |Malásia 

Um número pago: + 33 1 45 51 03 67 

 Para outros países, este serviço está disponível em quatro idiomas (francês, inglês, espanhol, português) e de acordo com uma faixa ideal de horas. Um prestador de serviços externo responsável pelo sistema de alerta recebe os alertas. Este prestador de serviços é um especialista reconhecido na área, garantindo os requisitos da Política de Denúncias (incluindo, mas não se limitando a, confidencialidade). 

Para mais informações, por favor consulte a página oficial do Grupo dedicada ao tema: https://www.engie.com/groupe/ethique-et-compliance  

Os seus dados pessoais estão protegidos.  (Nota: Apresentar a informação seguinte num bloco de desdobramento informativo a partir deste título, de forma a tornar a leitura da página mais leve) 

Os dados pessoais recolhidos através do sistema ADIT são tratados ao abrigo de um contrato de prestação de serviços entre a ENGIE SA e o seu Prestador de Serviços responsável pela recolha e gestão do acompanhamento de alertas profissionais. 

O tratamento de dados implementado pela ENGIE SA, 1 place Samuel de Champlain 92 930 PARIS LA DEFENSE cedex 17, é realizado no âmbito da obrigação legal resultante da Lei Sapin 2 de 10 de dezembro de 2016, permitindo a qualquer pessoa que assim o deseje (colaborador ou parte interessada externa ao Grupo) e que nela tenha interesse,  informar o Grupo, de forma desinteressada, de qualquer facto grave que lhe diga respeito, direta ou indiretamente, de que tenha conhecimento pessoal, em vários domínios. 

Os dados recolhidos são conservados durante 5 anos após a pseudonimização e a partir do encerramento do procedimento relativo ao alerta. Estão reservados para uso dos departamentos em causa e só podem ser comunicados (para alguns destes dados) aos seguintes destinatários: Diretor de Ética, Compliance e Privacidade do Grupo ENGIE, pessoas que necessitem de acesso à informação para efeitos de investigação do alerta, ou as autoridades judiciais, se aplicável. 

Os dados podem ser transferidos para fora da União Europeia, se a entidade ENGIE em causa ou as pessoas que têm acesso à informação estiverem fora da União Europeia. Foram dadas as seguintes garantias para assegurar um nível suficiente de proteção dos dados pessoais: Assinatura das Regras Vinculativas para Empresas (BCR) ou regras vinculativas da empresa no âmbito da ENGIE. 

De acordo com os regulamentos aplicáveis, pode solicitar o acesso, retificação ou eliminação dos seus dados. Pode exercer estes direitos contactando: Contacto (https://engiegbs.service-now.com/gdpr_portal?id=gdpr_subject_access_request&sysparm_source=ENGIESA_DECP_ADIT_Gestion_alertes_profesionnelles). Pode ser exigido um comprovativo de identidade. 

Quanto ao lançamento de um alerta profissional, pode também exercer todos estes direitos contactando as equipas da ADIT por e-mail através do endereço ethics@engie.com, ou através da linha telefónica direta em: Linha gratuita 00 800 2348 2348 ou Linha paga +33 1 45 51 03 67. 

 

Para qualquer outro pedido relativo ao tratamento dos seus dados pessoais pela ENGIE SA (excluindo o sistema ADIT para gestão de alertas profissionais), pode contactar o ENGIE SA DPO através do portal criado para o efeito clicando aqui ( 

https://engiegbs.service-now.com/gdpr_portal?id=gdpr_subject_access_request&sysparm_source=ENGIESA_CONTACTDPO).  Informamos também que pode fazer valer os seus direitos junto da CNIL relativamente ao tratamento dos seus dados pela ADIT para a ENGIE SA em: www.cnil.fr 

Os dados pessoais recolhidos através do sistema ADIT são tratados ao abrigo de um contrato de prestação de serviços entre a ENGIE SA e o seu Prestador de Serviços responsável pela recolha e gestão do acompanhamento de alertas profissionais. 

 O tratamento de dados implementado pela ENGIE SA, 1 place Samuel de Champlain 92 930 PARIS LA DEFENSE cedex 17, é realizado no âmbito da obrigação legal resultante da Lei Sapin 2 de 10 de dezembro de 2016, permitindo a qualquer pessoa que assim o deseje (colaborador ou parte interessada externa ao Grupo) e que nela tenha interesse,  informar o Grupo, de forma desinteressada, de qualquer facto grave que lhe diga respeito, direta ou indiretamente, de que tenha conhecimento pessoal, em vários domínios. 

 Os dados recolhidos são conservados durante 5 anos após a pseudonimização e a partir do encerramento do procedimento relativo ao alerta. Estão reservados para uso dos departamentos em causa e só podem ser comunicados (para alguns destes dados) aos seguintes destinatários: Diretor de Ética, Compliance e Privacidade do Grupo ENGIE, pessoas que necessitem de acesso à informação para efeitos de investigação do alerta, ou as autoridades judiciais, se aplicável. 

 Os dados podem ser transferidos para fora da União Europeia, se a entidade ENGIE em causa ou as pessoas que têm acesso à informação estiverem fora da União Europeia. Foram dadas as seguintes garantias para assegurar um nível suficiente de proteção dos dados pessoais: Assinatura das Regras Vinculativas para Empresas (BCR) ou regras vinculativas da empresa no âmbito da ENGIE. 

  De acordo com os regulamentos aplicáveis, pode solicitar o acesso, retificação ou eliminação dos seus dados. Pode exercer estes direitos contactando: Contacto (https://engiegbs.service-now.com/gdpr_portal?id=gdpr_subject_access_request&sysparm_source=ENGIESA_DECP_ADIT_Gestion_alertes_profesionnelles). Pode ser exigido um comprovativo de identidade. 

 Quanto ao lançamento de um alerta profissional, pode também exercer todos estes direitos contactando as equipas da ADIT por e-mail através do endereço ethics@engie.com, ou através da linha telefónica direta em: Linha gratuita 00 800 2348 2348 ou Linha paga +33 1 45 51 03 67. 

  Para qualquer outro pedido relativo ao tratamento dos seus dados pessoais pela ENGIE SA (excluindo o sistema ADIT para gestão de alertas profissionais), pode contactar o ENGIE SA DPO através do portal criado para o efeito clicando aqui ( 

https://engiegbs.service-now.com/gdpr_portal?id=gdpr_subject_access_request&sysparm_source=ENGIESA_CONTACTDPO).  Informamos também que pode fazer valer os seus direitos junto da CNIL relativamente ao tratamento dos seus dados pela ADIT para a ENGIE SA em: www.cnil.fr