Corporate Social Responsability
As escolhas feitas pela ENGIE afetam os seus resultados económicos, as comunidades em que atua, o meio ambiente e, de um modo geral, a sociedade como um todo.
É por isso que todos nós devemos concentrar-nos em levar em conta, nas nossas políticas, decisões e ações, todas as partes interessadas com as quais o Grupo interage, como clientes, comunidades, colaboradores, acionistas, fornecedores, autoridades públicas e organizações não-governamentais.
Temos de adotar uma abordagem ambiciosa e lutar pela inovação e pelo progresso contínuo. A extensa transformação do Grupo exige uma forte Responsabilidade Social Corporativa (CSR) adaptada aos novos desafios que a sociedade enfrenta. A política CSR do Grupo define as prioridades e compromissos com vista a unir todas as competências, criar valor partilhado e ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Encorajamos todos os colaboradores do Grupo a cumprir estes compromissos no seu trabalho quotidiano. A abertura de novas oportunidades permitirá que o Grupo contribua para um mundo mais harmonioso e assegure o seu papel de principal parte interessada na transição energética e serviços associados para além da energia.
Isabelle Kocher Paulo Almirante
CEO Vice Presidente Executivo
NOSSOS COMPROMISSOS
CONSUMO RESPONSÁVEL: "Envolver os nossos clientes na transição energética"
As expectativas dos consumidores estão a mudar radicalmente em todos os setores da economia. Os clientes estão a desempenhar um papel crescente na gestão de seu próprio consumo de energia, por vezes até produzindo energia verde.
A ENGIE está empenhada em consciencializar os seus colaboradores e os seus clientes sobre soluções inovadoras mais eficientes, capazes de ajudá-los a gerir o seu consumo de energia, incorporar novas tecnologias e apostar na mobilidade verde ou nas energias renováveis.
COMPRAS SUSTENTÁVEIS: "Expandir o âmbito dos nossos compromissos aos nossos fornecedores"
A ENGIE conta com centenas de fornecedores, desde grandes grupos internacionais até PME’s locais. Os fundamentos das relações com fornecedores da ENGIE visam estabelecer um relacionamento equilibrado e sustentável com todos eles.
A Política de Compras do Grupo define os compromissos da ENGIE e os requisitos aplicados aos seus fornecedores em relação à competitividade, saúde e segurança, questões éticas e sociais, e o ambiente.
Todos os fornecedores da ENGIE subscrevem as Regras de Ética, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social e Ambiental do Grupo.
Todos os colaboradores do Grupo, e os compradores em particular, são obrigados a cumprir os sete princípios do Código de Conduta nas Relações com Fornecedores.
STAKEHOLDERS: "Comprometer-se a criar valor partilhado"
As atividades da ENGIE exigem que o Grupo esteja ativo no terreno, juntamente com várias partes interessadas, tais como comunidades, associações, autoridades locais e organizações não governamentais.
A partilha entre as partes interessadas é vital para a criação de valor a longo prazo em relação aos projetos do Grupo.
O MEIO AMBIENTE: "Minimizar a nossa pegada ecológica"
Os riscos colocados pelas alterações climáticas, a sobre-exploração dos recursos naturais (incluindo a água), a erosão da biodiversidade e a poluição atmosférica são preocupações importantes para a sociedade e para a sua longevidade.
A ENGIE compromete-se a contribuir para o desenvolvimento sustentável através proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição e a consciencialização de todos os que executam tarefas para nós, ou em nosso nome, e que possam causar danos ambientais significativos.
ÉTICA: "Uma empresa sustentável é uma empresa ética"
A Carta de Ética do Grupo ENGIE define o enquadramento geral que regula o comportamento profissional de cada colaborador assim como define os 4 princípios éticos:
- Agir em conformidade com as leis e regulamentos
- Comportar-se de forma honesta e promover uma cultura íntegra
- Ser leal
- Respeitar os outros
Os padrões de ética e conformidade do Grupo transmitem uma forte mensagem de tolerância zero para conduta antiética, fraude e corrupção. Esses princípios aplicam-se a todos os colaboradores e parceiros do Grupo ENGIE.
Um sistema confidencial de aviso de ética (ethics@engie.com) está aberto a todos os colaboradores do Grupo e partes interessadas externas.
CAPITAL HUMANO: "Estimular os talentos e as competências"
O desenvolvimento individual dos colaboradores e o respeito pela sua diversidade são os principais impulsionadores do desempenho da ENGIE e da sua política de recursos humanos.
A ENGIE prioriza o diálogo social constante, procurando garantir o bem-estar no trabalho, o comprometimento e a motivação de seus colaboradores, prevenir riscos psicossociais e garantir o seu desenvolvimento económico.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO: "Tornar a segurança uma prioridade de todos "
A Saúde e Segurança no trabalho são essenciais para a ENGIE e fazem parte do nosso ADN. Por isso toda a nossa energia é colocada numa ambição: “Nenhuma vida em risco”.
A nossa política está centrada em três grandes compromissos:
- proteger a integridade das pessoas e dos bens,
- promover a qualidade de vida no trabalho e
- melhorar a saúde e segurança através do desenvolvimento profissional de todos.
Estes compromissos visam cultivar uma cultura de segurança sem “nenhuma vida em risco” partilhada por todos os colaboradores e subcontratados da ENGIE.
A ENGIE garante que os seus colaboradores e prestadores de serviços cumprem as 9 Regras que Salvam Vidas do Grupo.
DIREITOS HUMANOS: "Garantir o respeito pelos direitos fundamentais do homem"
A ENGIE está empenhada em conduzir as suas atividades em linha com os direitos fundamentais dos seus colaboradores e com as convenções da Organização Internacional do Trabalho.
A ENGIE rejeita todas as formas de trabalho forçado ou compulsório, trabalho infantil, discriminação, escravidão moderna e assédio e violência no local de trabalho. Encoraja a liberdade de associação e o direito à negociação coletiva.
Para finalizar, a ENGIE selecionou as normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 50001, e OHSAS 18001 como as diretrizes sobre as quais baseia e alinha as suas decisões relativas à qualidade dos serviços prestados, o ambiente, eficiência energética, e a saúde e segurança dos seus colaboradores, promovendo assim um progresso harmonioso.