Redes de Frio e Calor
O Grupo ENGIE opera mais de 320 redes de frio e calor em 20 países e é atualmente o maior operador mundial de redes de frio. Entre muitos outros sistemas, o Grupo ENGIE opera as redes de cidades como Paris, Londres, Barcelona, Lisboa, Mónaco ou Abu Dhabi.
No Parque das Nações, a central de trigeração de alta eficiência da Climaespaço fornece frio e calor a milhares de clientes, traduzindo-se numa redução das emissões de CO2 superior a 40%.
As redes de frio e calor são infraestruturas que permitem pensar a cidade de forma integrada e mais eficiente, substituindo os sistemas individuais de aquecimento e climatização. Num mundo em rápida transformação, as redes são a solução ideal para o desafio da transição energética.
Em Portugal, temos a ambição de desenvolver este conceito em pequenas redes, nos municípios ou em parques empresariais, utilizando recursos energéticos locais e renováveis, como a biomassa.
Serviços Integrados de Manutenção
O Grupo ENGIE é líder global nos serviços de energia.
Em Portugal a ENGIE é um player de referência na gestão de instalações técnicas na indústria e nos edifícios, fornecendo uma vasta gama de serviços que incluem a Instalação, Operação e Manutenção.
Presta serviços nas especialidades de AVAC, Eletricidade, Mecânica, Proteção Contra Incêndios, entre outras.
Detém um portfólio de mais de 500 contratos em áreas como:
- alimentar e bebidas
- aeronáutica e automóvel
- farmacêutica e química
- pasta e papel
- petrolífera
- serviços (edifícios de escritórios, museus, datacenters, laboratórios, hotéis, retalho, ginásios)
A ENGIE tem uma vasta experiência na gestão de contratos FM, Facility Management, incluindo hard e soft services.
Eficiência Energética
Em instalações do setor terciário e industrial, a ENGIE tem implementadas soluções que visam a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental, em áreas como a produção de vapor, produção de frio, ar comprimido, climatização e iluminação.
Como uma Empresa de Serviços Energéticos (ESE) qualificada, a ENGIE tem a capacidade para conceber e implementar soluções eficientes de produção, distribuição e utilização de energia, ajustadas às necessidades de cada cliente.
A ENGIE tem capacidade para investir nas instalações de energia dos seus clientes, assumindo o risco e garantindo resultados.
Através do estabelecimento de Contratos de Desempenho Energético, a ENGIE assume o compromisso de redução de consumo de energia e partilha de poupanças com os seus clientes.
Ferramentas Digitais
A ENGIE disponibiliza um conjunto de ferramentas digitais para a monitorização e gestão da energia, que permitem otimizar consumos e modificar comportamentos, promovendo a eficiência energética.
No mundo do Big Data e da Indústria 4.0, a ENGIE posiciona-se na vanguarda da transformação digital através da utilização destas novas tecnologias, aportando valor aos seus clientes.
Produção de Eletricidade
Através da TrustWind, a ENGIE gere um conjunto de 12 parques eólicos, dispersos de norte a sul do País, que representam cerca de 10% da capacidade eólica de Portugal, totalizando 488 MW.
A ENGIE, integra um consórcio que está a construir o Windfloat Atlantic, o primeiro projeto de eólicas offshore em Portugal. O projeto, localizado ao largo da costa de Viana do Castelo, compreende um conjunto de turbinas eólicas de grande dimensão, assentes sobre plataformas flutuantes ancoradas no fundo do mar a uma profundidade de 100 metros. Com uma capacidade instalada de 25 MW (equivalente à energia consumida por 60 mil casas), este é um projeto inovador e uma referência a nível mundial.
Produção Descentralizada
A ENGIE tem como foco a produção descentralizada de energia elétrica, utilizando o sol como principal fonte de energia.
Desenvolvemos instalações fotovoltaicas, tanto em coberturas como em parking, assegurando a redução da fatura energética dos nossos clientes e melhorando a sua imagem corporativa de responsabilidade ambiental e social.
Energia Transformada
Através da adoção de tecnologias eficientes, a ENGIE promove a produção de energia transformada (água quente, vapor, frio, ar comprimido), através da utilização de fontes renováveis, recuperação de calor residual e conversão eficiente de eletricidade ou gás natural.
Para grandes consumidores de energia, a combinação com sistemas de cogeração (ou trigeração) traduz-se numa redução dos custos energéticos e das emissões poluentes.
Mobilidade Elétrica
O Grupo ENGIE detém a EVBOX, líder mundial na fabricação de carregadores elétricos e software de gestão de carregamento.
Para além do dimensionamento e apoio na seleção dos postos de carregamento, a oferta da ENGIE distingue-se pela gestão inteligente remota dos pontos de carregamento, tendo em consideração as potências disponíveis, balanço de cargas, prioridades de chegada, entre outros critérios.
Em Portugal, a ENGIE é um Operador de Postos de Carregamento (OPC) na rede MOBI.E.