O “TOP60 – Encontro de Quadros ENGIE Portugal” reuniu, no último trimestre do ano, na região de Pedrógão Pequeno. O encontro, que teve como mote a “Transição Energética Carbono Zero”, juntou cerca de 60 responsáveis pelas várias áreas de negócio dentro do grupo para refletirem sobre a ambiciosa estratégia da empresa: ser líder na transição rumo à descarbonização.
Durante a iniciativa, Pedro Cruz, CEO da ENGIE Portugal, sublinhou as prioridades definidas pela empresa e de como, no quotidiano, todos os colaboradores podem fazer a diferença enquanto agentes de mudança de cada cliente, o qual tem “um percurso cada vez mais definido para a eficiência energética”. Transmitindo a ambição da ENGIE de ser líder na transição energética carbono zero, Pedro Cruz destacou a necessidade de aceleração das soluções a Clientes “as a service”, nomeadamente através do desenvolvimento de propostas de elevado valor acrescentado, mas que permitem também uma maior e duradoura relação com o cliente (asset based).
O estado de emergência climática global e o compromisso da ENGIE enquanto “empresa no roadmap” das soluções Carbono Zero foram os temas evidenciados por João Castanheira, diretor-geral adjunto da ENGIE Portugal e CEO da Climaespaço. Entre os vários participantes, o encontro contou ainda com a presença de Raoul Filaine, CEO da Trustenrgy - empresa que resulta de uma joint venture entre a ENGIE e a Marubeni -, que apresentou o portfólio diversificado da Trustenergy na produção de energia.
A reunião de quadros foi ainda marcada pela apresentação de casos de estudo assentes em soluções carbono zero “as a service”. Entre os vários exemplos a decorrer na ENGIE Portugal, destaque para áreas tão diversificadas como edifícios sustentáveis, gestão integrada de resíduos, projetos de biomassa com o conceito de energia transformada, azoto “as a service”, redes de frio e calor ou contratos de performance energética.
A liderança da ENGIE Portugal na sua “Transição Energética Carbono Zero” só poderá ser plena se os seus parceiros partilharem a visão da empresa. Por isso, a Hyundai foi o parceiro automóvel ideal para a iniciativa, tendo proporcionado aos participantes uma experiência de condução de dois automóveis 100% elétricos e outro híbrido, através dos modelos IONIQ PHEV MY20, IONIQ EV MY20 e KAUAI MY19. O carregamento destas viaturas foi assegurado pelo sistema inteligente de carga da EV-BOX, uma empresa do Grupo ENGIE e que é fabricante global de tecnologia limpa de equipamentos para fornecimento de veículos elétricos e desenvolvimento de software de gestão de carregamento.
O evento permitiu ainda consolidar conhecimentos e estreitar os laços entre colaboradores que, em conjunto, plantaram dezenas de sobreiros e de castanheiros na aldeia de Mosteiro, uma das localidades afetadas pelos grandes incêndios de 2017.
Através desta ação, os participantes compensaram mais de 1,1 toneladas de CO2 resultantes de consumos energéticos associados à sua deslocação.